DADOS HISTÓRICOS DA ESCOLA
A escola inicia sua história no ano de 1932, quando foi criado o grupo Escolar de Porto Lucena na época pertencente ao município de Santa Rosa.
No ano de 1941, esse Grupo Escola passou oficialmente a denominar-se Grupo Escolar República Argentina.
Estiveram a frente da direção da Escola em 1939 – Dora Skinovski; 1940- Francisco Salles Guimarães ;1941 Maria Dória e Ivone Martini ; 1942 Nair Monteiro Missel; 1943 Nair Monteiro Missel ,Neusa Jara Souza e Anita Amantino ; 1944 Iolanda Ferranda, Erica Krewer e Zilah Nunes Tubino;1945 a 1448- Ilka Seibert; 1949 a 1952 Eni Gargaro da Silveira;1953- Geni Machado Jackes; 1954 Flora Bezzi Franco;1955 – Flora Bezzi Franco e clotilda Wandscheer ; 1956 Flora Bizzi franco e Igria Thones Rodrigues ;1957 Zilá Hoffmann Rigo e Clotilda Wandscheer; 1958 Marina de Almeida Alves e Heitor José Duarte; 1959 a 1961 Zilha Hoffamann Rigo; 1962-1971- Belquis Wandescheer Lukianetz.
No ano de 1971 é autorizado a funcionar o Ginásio Estadual de porto Lucena ,criado pelo entao Governador do estado Leonel Brisola.Esteve a frente a Direção do Ginásio neste ano de implantação Helena Rigo.
Em 1972 o Grupo Escolar foi dirigido por Inês Taube Fröhlich e o Ginásio Estadual Érico Raimundo Bergmann; De 1973 a 1978 pelo Grupo Escolar Otilia Rigo da Rosa;1973 a 1974 pelo Ginásio Érico Raimundo Bergmann;1975 pelo Ginásio Luiz Besbenoff Trindade;1976 foi diretor Eugênio Herminio Rigo. Sendo que no ano de 1979 houve a unificação do Grupo Escolar República Argentina com o Ginásio Estadual de Porto Lucena, passando a denominar-se Escola Estadual de 1º Grau República Argentina sob a responsabilidade do professor Eugênio Herminio Rigo.
A Escola foi ampliando gradativamente, devido ao constante aumento de alunos.
No ano de 1982 foi criado e colocada em funcionamento a Escola Estadual de 2º Grau de Porto Lucena, com a habilitação de Agente de Defesa Sanitária Vegetal, sob direção de Marta Krapf Rigo.
No ano de 1984 foi unificada a Escola Estadual de 1º Grau República Argentina e a Escola Estadual de 2º de Porto Lucena, passando a denominar-se Escola Estadual de 1º e 2º Graus República Argentina sob a direção única de Professor Eugênio Herminio Rigo.
O Prédio de grupo Escolar passou a após a unificação com o Ginásio, a ser Prefeitura Municipal e a Escola passou a ocupar o prédio da Campanha Nacional de escolas da comunidade (CNC), prédio que foi passado para o Estado do Rio Grande do Sul e foi concluído.
O prédio sofreu diversas reformas e ampliações para atender a demanda dos alunos.
Quando da unificação das escolas a escolha do nome, desta, foi realizada em plebiscito, oportunizando aos alunos e comunidade a possibilidade de escolher uma denominação.
A escolha incidiu sobre “República Argentina”. A comunidade optou pela permanência da denominação da primeira escola de Porto Lucena.
Na época existia, como até hoje uma afinidade muito grande entre os vizinhos argentinos com os moradores locais.
O cônsul argentino residia nesta comunidade, o que estreitava o grau de aproximação entre os moradores das cidades próximas da costa argentina com Porto Lucena.
A prova dos laços de amizade entre estes está marcada por uma placa que em 1942 o então Grupo Escolar recebeu de homenagem –“del Pueblo de SAN JAVIER MISSIONES –REPÚBLICA ARGENTINA.
Esta placa ocupa um lugar de destaque até os dias de hoje na Escola. Daí o nome de nossa Escola.
Em 1985, a escola inicia a escolha do seu diretor, através da eleição de uma lista tríplice. Foi escolhido para ocupar o cargo pelo período de 1986/ 1988 o professor Eugenio Herminio Rigo.
Em 1988 realizou-se nova eleição sendo escolhido para os cargos de diretor Julsermar Vitório Carazzo para o triênio 1989/ 1991.
No período compreendido entre 1989 a 1999 a direção permanece com o professor Julsermar Vitório Carazzo.
A Escola Estadual de 1º e 2º Graus “República Argentina” está inserida no centro da cidade e oferece Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Técnico em Contabilidade. Atende alunos de diferentes comunidades do interior bem como oriundos de outros municípios como Porto Vera Cruz, São Paulo das Missões e Campina das Missões.
Há uma tradição em Porto Lucena no oferecimento do Curso Técnico em Contabilidade, que iniciou um com a Escola Cenecista e mais tarde em 1991 foi autorizado a funcionar na Escola Estadual cessando assim, as atividades da Campanha Vocacional de Escolas da Comunidade.
Nossa escola modificou sua designação a partir de 17.05.2000 passou a chamar-se Escola Estadual de Ensino médio República Argentina.
Em 2000 e 2001- Diretora professora Dalvacir de Fátima Segat Carazzo.
No ano de 2002 a 2006 – Diretora professora Leonir Maria Arenhart Kokkonen.
Atualmente a Escola oferece à comunidade Ensino Fundamental e Ensino Médio.
No ano de 2007 a 2012- Diretora professora Dalvacir de Fátima Segat Carazzo. A Escola conta com aproximadamente 460 alunos, distribuídos em 19 turmas, com funcionamento nos três turnos: manhã, tarde e noite.
Na escola trabalham atualmente 36 professores e 11 funcionários, distribuídos em sala de aula, setores de apoio administrativo e de organização complementar.
A escola tem-se constituído em um marco irradiador do saber procurando sempre estar em sintonia com as mudanças e o progresso da comunidade.
No seu quadro de professor estão profissionais habilitados que somados aos serviços: de secretaria, biblioteca, técnico administrativo e pedagógico procuram trabalhar para que a pessoa possa engajar-se na construção de um mundo melhor.